A festa de formatura marca o fim de um ciclo e os alunos de universidades e/ou do ensino médio anseiam por este momento de celebração, que envolve família, amigos e colegas em torno de uma conquista importante.
Para que este momento seja inesquecível, muitas vezes é necessário que se invista um alto valor, que quando não arrecadado com antecipação pode gerar conflitos financeiros entre a turma, em decorrência deste investimento vir concentrado em poucas parcelas, e muitos dos formandos acharem que os valores ficam fora do seu planejamento financeiro, desistindo assim da tão sonhada formatura.
Quando não existe um planejamento, a arrecadação para a festa de formatura normalmente se inicia no ano final do curso, quando os formandos fecham contrato com empresas organizadoras de eventos ou quando se monta uma comissão de formatura para a organização da festa. Contudo com essa prática, as parcelas acabam ficando altas e nem todos os alunos conseguem participar, onerando para aqueles que participam, pois a divisão dos gastos é em um número menor de alunos e excluindo outros que desejariam participar. Para isso, a melhor solução é antecipar a arrecadação, mesmo que não se tenha definido a forma da organização da festa (pelos próprios alunos ou agência de formatura).
Com a arrecadação antecipada, se tem maior adesão e a comissão de formatura pode definir metas de arrecadação e pode pensar em soluções que possam diminuir o valor do investimento por aluno, tais como rifas, organização de festas, venda de camisetas e mais. Um outro benefício importante é que existe uma redução dos conflitos, pois existe um planejamento real entre o que é idealizado pelos formandos na formatura e o investimento necessário para tal, diminuindo as frustações de ter que realizar cortes em algumas opções que podem ser consideradas importantes para os alunos, pois a arrecadação final não permitiu o investimento.